quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sustentabilidade                                                                                                  

“O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.” (CAPRA in TRIGUEIRO, 2005, 19). 
É a propriedade de um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de: 
(a) manter padrão positivo de qualidade,
(b) apresentar, no menor espaço de tempo possível, autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças), 
(c)pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e 
(d) promover a dissipação de estratégias e resultados, em detrimento de qualquer tipo de concentração e/ou centralidade, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.

Sustentabilidade Ambiental                                                                                

“O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”. (MANZINI & VEZZOLI, 2005.)

Responsabilidade socioambiental 
                                                                                               
É a atitude que se manifesta por meio de práticas cujos indicadores evidenciam:
(a) o favorecimento da sustentabilidade das pessoas,
(b) a promoção do desenvolvimento sustentável das organizações e
(c)  a opção pelo uso de tecnologias mais econômicas e menos impactantes, tendo em vista políticas de reinclusão social e melhoria da qualidade de vida no planeta.

                                                                            
Meio ambiente                                        
                                                               
“... um conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles” (LIMA-E-SILVA in TRIGUEIRO, 2005, 77).
                                                                                                         Ecodesenvolvimento                                    
                                                                                
Define-se como um “processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes, concebidas em função das potencialidades desse meio, impedindo o desperdício inconsiderado dos recursos, e cuidando para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais” (SILVA, 2006, 125). As estratégias serão múltiplas e só poderão ser concebidas a partir de um espaço endógeno das populações consideradas (FEEMA, 1990).

Crescimento                                                                                           

É o processo que assegura a expansão de estruturas e/ou de funções (em organismos, instituições, área do saber, ...) e que, embora seja complementar ao processo de desenvolvimento, desse se distingue por seu caráter fundamentalmente quantitativo. Assim é possível a ocorrência de crescimento sem que se registrem indicadores de desenvolvimento.

Educação ambiental                                                                             

É processo de formação e informação social orientado para:
(a) desenvolvimento de consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais, tanto em relação aos seus aspectos biofísicos quanto sociais, políticos, econômicos e culturais,
(b) o desenvolvimento de habilidades e instrumentos tecnológicos necessários à solução dos problemas ambientais,
(c)  o desenvolvimento de atitudes que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental (Proposta de Resolução Conama n.º 02/85).

Ecologia                                                                                              

É o termo criado por Hernst Haekel (1834-1919) em 1869, ..., para designar "o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico ou orgânico, em particular, o estudo das relações do tipo positivo ou amistoso e do tipo negativo (inimigos) com as plantas e animais com que convive".

Desenvolvimento sustentável                                                        

"É o processo político, participativo que integra a sustentabilidade econômica, ambiental, espacial, social e cultural, sejam elas coletivas ou individuais, tendo em vista o alcance e a manutenção da qualidade de vida, seja nos momentos de disponibilização de recursos, seja nos períodos de escassez, tendo como perspectivas a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações" (SILVA, 2006, 132). "... um processo de transformação que ocorre de forma harmoniosa nas dimensões espacial, social, ambiental, cultural e econômica a partir do individual para o global." (SILVA, 2006, 18).

Referências                                        


  • MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005
  • SILVA, Christian Luiz da (org.). Desenvolvimento sustentável – Um modelo analítico, integrado e adaptativo, Vozes, Petrópolis, 2006.
  • TRIGUEIRO, André. Meio ambiente no século 21, Autores Associados LTDA, Campinas, 200

Nenhum comentário:

Postar um comentário